LUIZ PUNTEL BATE PAPO COM CRIANÇAS E JOVENS EM TAPIRATIBA
 |
Caricatura em biscuit de Luiz Puntel |
No dia 15 de Setembro último o escritor infanto-juvenil Luiz Puntel esteve em Tapiratiba cumprindo a agenda proposta pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo direcionada às bibliotecas públicas municipais.
Como aconteceu nos módulos I e II, neste módulo III tivemos um público excelente, ao qual o escritor se dirigiu muito à vontade, proporcionando aos presentes um bate-papo bastante produtivo.
 |
Luiz Puntel autografando livros |
As crianças disputavam espaço para fazer perguntas e comentários referentes à sua pessoa e suas obras, que tratam de temas geralmente retirados de situações da vida real, como por exemplo, "Açúcar Amargo" onde ele aborda sobre a vida dos cortadores de cana, e outros que fazem parte da coleção Vagalume.
 |
Diretora de Cultura Silvia Magalhâes |
Nascido em Guaxupé-MG, passou parte de sua vida em São José do Rio Pardo, e conhecedor da região, lembrou fatos pitorescos de sua infância. Fez brincadeiras com as crianças quando lhe perguntaram o porque de escrever um livro sobre Ronaldo Fenômeno, "O Carrasco de Goleiros".
Também enfatizou a necessidade de se promover a leitura desde cedo, para que se crie o hábito de frequentar uma biblioteca.
No final, recebeu uma caricatura sua, doada pelos vereadores da cidade, feita pela artista plástica Luciani Dipe que gerou o seguinte comentário: -Nunca recebi um presente como esse!

A esposa de Puntel que o acompanhava, recebeu uma cesta com produtos culinários da cidade.

 |
Professores e alunos |
A Biblioteca Pública de
Tapiratiba está com suas portas abertas para acolher crianças, jovens e adultos. Visitem-nos e façam suas carteirinhas gratuitamente. Menores de 18 anos necessitam assinatura de um responsável. Procurem-nos.
 |
Puntel e a Diretora de Educação
Profª Carmem Lúcia Barboza
|
Os nossos agradecimentos à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo pela inclusão de Tapiratiba no projeto "Viagem Literária",e ao autor Luiz Puntel pelo seu trabalho, colaborando com a formação cultural de nossos jovens.
Artigo de Opinião
Para que cidadãos mais críticos sejam formados é necessário o incentivo educacional, é de terna importância que estes conheçam o mundo em que vivem.
A mais sábia forma de viajar, segundo o escritor Luiz Puntel é através da literatura que os livros podem nos proporcionar.
Atualmente a Internet se tornou um meio auto-suficiente em que os estudantes encontram digeridos nela tudo que precisam, mas seria plena a descoberta de que a sabedoria vinda dos livros é mais encantadora do que a proveniente de uma "caixa", da qual não temos certeza ao menos da origem do seu conteúdo.
Máquinas evoluem, são trocadas por outras melhores e correm o risco de não mais funcionar. Livros enriquecem, são únicos e nunca serão desativados.
Por este e outros fatos é que a leitura se faz nobre e como sua serviçal disponhamos a sabedoria , a qual evidentemente equivale a ouro.
Algumas cidades na sua pequenez oferecem aos visitantes importâncias que cidades maiores simplesmente não se preocupam em dispor.
Neste 15 de setembro Tapiratiba em parceria com a Cultura do Estado trouxe à sua Biblioteca Municipal o já citado escritor infanto-juvenil Luiz Puntel. Quem esteve presente pôde vivenciar um bate-papo que se fez excelente, foi realmente uma viagem literária.
Com inestimável experiência Puntel falou de cada uma de suas obras, na maioria relatoras de problemas sociais; perguntas e respostas onde crianças e jovens irradiavam interesse, algo sem dúvida incentivador, tanto que, após os esclarecimentos prestados pelo autor, a obra deste passou a ser mais ainda procurada pela população local.
Um simples projeto educacional cultural que pode mudar os hábitos e destinos dos estudantes, futuros profissionais.
Júlia Felício Capuano - São José do Rio Pardo
Setembro de 2010.