Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LUIZ PUNTEL BATE PAPO COM CRIANÇAS E JOVENS EM TAPIRATIBA
Caricatura em biscuit de Luiz Puntel
No dia 15 de Setembro último o escritor infanto-juvenil Luiz Puntel esteve em Tapiratiba cumprindo a agenda proposta pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo direcionada às bibliotecas públicas municipais.
Como aconteceu nos módulos I e II, neste módulo III tivemos um público excelente, ao qual o escritor se dirigiu muito à vontade, proporcionando aos presentes um bate-papo bastante produtivo.
Luiz Puntel autografando livros
As crianças disputavam  espaço para fazer perguntas e comentários referentes à sua pessoa e suas obras, que tratam de temas geralmente retirados de situações da vida real, como por exemplo, "Açúcar Amargo" onde ele aborda sobre a vida dos cortadores de cana, e outros que fazem parte da coleção Vagalume.

Diretora de Cultura Silvia Magalhâes

Nascido em Guaxupé-MG,  passou parte de sua vida em São José do Rio Pardo, e conhecedor da região, lembrou fatos pitorescos de sua infância. Fez brincadeiras com as crianças quando lhe perguntaram o porque de escrever um livro sobre Ronaldo Fenômeno, "O Carrasco de Goleiros".
Também enfatizou a necessidade de se promover a leitura desde cedo, para que se crie o hábito de frequentar uma biblioteca.
No final, recebeu uma caricatura sua, doada pelos vereadores da cidade, feita pela artista plástica Luciani Dipe que gerou o seguinte comentário: -Nunca recebi um presente como esse!
A esposa de Puntel que o acompanhava, recebeu uma cesta com produtos culinários da cidade.



Professores e alunos
 A    Biblioteca Pública  de
Tapiratiba está  com  suas portas abertas para acolher crianças, jovens e adultos.  Visitem-nos e façam suas carteirinhas  gratuitamente.  Menores de 18 anos  necessitam assinatura de um responsável.  Procurem-nos. 

Puntel e a Diretora de Educação
Profª Carmem Lúcia Barboza

Os nossos agradecimentos à   Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo pela inclusão de Tapiratiba no projeto "Viagem Literária",e ao autor Luiz Puntel  pelo seu trabalho, colaborando com a formação cultural de nossos jovens.


Artigo de Opinião

Para que cidadãos mais críticos sejam formados é necessário o incentivo educacional, é de terna importância que estes conheçam o mundo em que vivem.
A mais sábia forma de viajar, segundo o escritor Luiz Puntel é através da literatura que os livros podem nos proporcionar.
Atualmente a Internet se tornou um meio auto-suficiente em que os estudantes encontram digeridos nela tudo que precisam, mas seria plena a descoberta de que a sabedoria vinda dos livros é mais encantadora do que a proveniente de uma "caixa", da qual não temos certeza ao menos da origem do seu conteúdo.
Máquinas evoluem, são trocadas por outras melhores e correm o risco de não mais funcionar. Livros enriquecem, são únicos e nunca serão desativados.
Por este e outros fatos é que a leitura se faz nobre e como sua serviçal disponhamos a sabedoria , a qual evidentemente equivale a ouro.
Algumas cidades na sua pequenez oferecem aos visitantes importâncias que cidades maiores simplesmente não se preocupam em dispor.
Neste 15 de setembro Tapiratiba em parceria com a Cultura do Estado trouxe à sua Biblioteca Municipal o já citado escritor infanto-juvenil Luiz Puntel. Quem esteve presente pôde vivenciar um bate-papo que se fez excelente, foi realmente uma viagem literária.
Com inestimável experiência Puntel falou de cada uma de suas obras, na maioria relatoras de problemas sociais; perguntas e respostas onde crianças e jovens irradiavam interesse, algo sem dúvida incentivador, tanto que, após os esclarecimentos prestados pelo autor, a obra deste passou a ser mais ainda procurada pela população local.
Um simples projeto educacional cultural que pode mudar os hábitos e destinos dos estudantes, futuros profissionais.
                                            Júlia Felício Capuano - São José do Rio Pardo
                                                              Setembro de 2010.

5 comentários:

  1. Muito interessante, adorei sua visão referente à educação! muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da parte que diz :

    Máquinas evoluem, são trocadas por outras melhores e correm o risco de não mais funcionar. Livros enriquecem, são únicos e nunca serão desativados.

    ResponderExcluir
  3. Bom segundo a minha visão e segundo a minha experiência pessoal, realmente não há forma mais bela de se viajar do que através dos livros. Eles (os livros), tem me proporcionado um riqueza enorme, fazem da minha imaginação um rio de ideias que brotam em mim o prazer pela leitura e cada vez mais descobrir (como diz no texto acima, "o mundo em que vivo"). Hoje vejo que é bem mais fácil trocarmos aquilo que nos parece complicado por aquilo que facilita a nossa vida, porém esquecemos o valor e a grandiosidade, das coisas “complicadas”, e principalmente a maravilha que elas podem nos proporcionar.
    E realmente a leitura é inexoravelmente importante para a educação, e a sua visão sobre a educação Júlia foi fantástica. O que me chamou a atenção em seu texto foi a parte em que você diz: ("...mas seria plena a descoberta de que a sabedoria vinda dos livros é mais encantadora do que a proveniente de uma "caixa", da qual não temos certeza ao menos da origem do seu conteúdo..."), me coloquei a pensar no valor inestimável da leitura na minha vida e também a influência que ela tem no meu trabalho como 'músico', pois a literatura, me leva além daquilo que eu posso tocar e me ajuda a expressar em minhas letras aquilo que é real mas que infelizmente não vemos ou fingimos não ver.
    Parabéns, Júlia seu artigo ficou muito bom! =D

    Bom já que estamos falando de livros deixo aqui uma indicação a lerem o livro: A Cabana, de Willian P. Young. Um livro muito bom , que vai mexer com a sua realidade e com a sua vida...

    ResponderExcluir
  4. Júlia Felício Capuano28 de setembro de 2010 às 19:48

    Agradecendo aos comentários acima =D

    ResponderExcluir
  5. Como faço para escrever ao Escritor Luiz Puntel? Sou fã desde criança e gostaria de escrever parabenizando-o.
    Meu email: profapaula@gmail.com

    Obrigada

    Att: Paula Reis

    ResponderExcluir